Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Rubio Ñu, neste domingo, no estádio Defensores del Chaco, o Olimpia conquistou o Torneio Clausura do Paraguai depois de 11 anos. Cono terminou a temporada com a melhor campanha do país, o clube caiu no Grupo 2 da Taça Libertadores e pode enfrentar o Flamengo na primeira fase. O Nacional, campeão do Apertura, será adversário do Corinthians no Grupo 6.
Curiosamente, um ex-flamenguista foi um dos responsáveis pela conquista e pela classificação do Olimpia para o principal torneio das Américas. Primo de Lionel Messi, o argentino Maxi Biancucchi, que defendeu o Rubro-Negro entre 2007 e 2009, marcou o primeiro gol. Mendoza anotou o segundo, enquanto Closa fez para o Rubio.
O Flamengo enfrentará os paraguaios se passar pela fase prévia. O clube encara o Real Potosí nos dias 25 de janeiro, na Bolívia, 1 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Quem passar neste confronto fica com a última vaga no Grupo 2, que já conta com o equatoriano Emelec e o argentino Lanús.
Classificado para a fase de grupos depois de conquistar o Brasileirão, o Corinthians enfrentará o Nacional. O time terminou com a segunda melhor campanha de todo o Campeonato Paraguaio, desbancando o tradicional Cerro Porteño, semifinalista em 2010. A terceira vaga do país ficou com o Libertad.
O Nacional, aliás, será o primeiro adversário do Timão. A Conmebol ainda não confirma, mas a partida deve ocorrer no Defensores del Chaco, principal do país e da capital Assunção. Em seguida, os paulistas recebem o Cruz Azul-MEX, no Pacaembu, em saem para enfrentar o Táchira, na Venezuela. No segundo turno, os jogos são invertidos, começando pelos venezuelanos, passando pelos mexicanos e encerrando contra os paraguaios.
Grupo 6
Corinthians
Deportivo Táchira (VEN)
Nacional (PAR)
Cruz Azul (MEX)